Promovendo educação em saúde na sala de espera das unidades de saúde: relato de experiência

Rafael Rodrigues Cardoso, Daniele Mesquita de Brito, Cândida Maria Alves Soares, Sarah Martins Souza, Fabrícia Vieira de Matos, Patrícia Helena Costa Mendes

Resumo

O presente estudo visa descrever, sob a nova ótica, a experiência dos acadêmicos e preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) obtida em sala de espera para consulta em uma unidade de Estratégia em Saúde da Família (ESF) do município de Montes Claros-MG. Todos os envolvidos, ao se empenharem em promover atividades dinâmicas e momentâneas de Educação em Saúde, vivenciaram uma experiência de aprendizado e integração com os usuários da comunidade local. O trabalho do PET-Saúde é incipiente, e há muito por ser feito. Não obstante, já se revela altamente produtivo tanto para os mediadores quanto para a comunidade envolvida.

Palavras-chave

Educação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Integração Comunitária

Texto completo:

Texto completo

Referências

Nora CRD, Mânica F. Sala de espera uma ferramenta para efetivar a educação em saúde. Revista Saúde e Pesquisa. 2009:2(3):397-402.

Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização – A Humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde; 2004.

Machado MFAS, Monteiro EMLM, Queiroz DT, Vieira NFC, Barroso MGT. Integralidade, formação de saúde, educação em saúde e as propostas do SUS – Uma revisão conceitual. Ciência e Saúde Coletiva. 2007:2(12):335-42.

Rodrigues D, Santos VE. A Educação em Saúde na Estratégia Saúde da Família: uma revisão bibliográfica das publicações científicas no Brasil. Revista do Instituto de Ciências da Saúde. 2012:28(4):321-4.

Moita FMGSC, Andrade, FCB. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação. 2009:14(41):269-80.

Branco IMBHP. Prevenção do câncer e educação em saúde: opiniões e perspectivas de enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem, 2005:14(2):246-9.

Gomes LB, Merhy EE. Compreendendo a Educação Popular em Saúde: um estudo na literatura brasileira. Caderno de Saúde Pública. 2011:27(1):7-18.

Bonfim, IM, Almeida PC, Araújo AMA. Identificando fatores de risco e as práticas de autocuidado para detecção precoce do câncer de mama em familiares de mastectomizadas. Revista RENE. 2009:10(1):45-52.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.