Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da enfermagem: o papel das competências na formação do enfermeiro

Maria Aparecida Vieira, Lyssa Esteves Souza Souto, Sarah Martins Souza, Cássio de Almeida Lima, Conceição Vieira da Silva Ohara, Edvane Birelo Lopes De Domenico

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever o papel e a importância das competências presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da Enfermagem na formação do enfermeiro. Trata-se de revisão integrativa. A busca foi realizada na Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na Scientific Electronic Library Online, entre 2001 e 2014. A revisão reuniu 14 artigos e 02 documentos legais. Evidenciam-se inúmeros conceitos acerca das competências; a presença de diferentes papéis e competências relacionadas ao enfermeiro; a responsabilidade da educação pela formação de profissional capaz de agir e transformar sua prática; o valor dos Projetos Pedagógicos ao estabelecerem estratégias pedagógicas inovadoras para construir competências necessárias à resolução de problemas. As competências se configuram como temática polêmica, relevante na formação e prática laboral do enfermeiro. É necessário reconhecer as contradições e dificuldades para que docentes e discentes busquem comportamentos e atitudes verdadeiramente comprometidos com o  ensino. 

Palavras-chave

Competência Profissional; Educação em Enfermagem; Ensino; Diretrizes para o Planejamento em Saúde.

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